EXUS GUARDIÕES E SUA BANDA NA UMBANDA
Nos rituais da Umbanda, existe um poderoso integrante, que por muito tempo foi aclamado como o "demônio", "satanás" e coisas desse tipo. Mas que ao contrario disso, são entidades de grande sabedoria. São eles os Exus, nossos amigos, sendo considerados as entidades mais próximas do ser encarnado, eles nos ajudam em todas as horas e merecem nosso respeito.
Mensageiros dos Orixás maiores, os Exus são a porta para conseguir tudo o que for preciso. Donos das portas e tronqueiras eles podem fechar ou abrir nossos caminhos, e o caminho das Quimbas (entidades do lado Negro, espíritos obsessores).
São os Exus que nos defendem dessas entidades de vibração tão baixa. Dentro das linhas da Umbanda, cada Orixá Menor possui um respectivo Exu, como segue:
1) Na linha de Oxalá
Caboclo Urubatão - Exu 7 Encruzilhadas
Caboclo Ubirajara - Exu 7 Ventanias
Caboclo Ubiratan - Exu 7 Pembas
Caboclo Aimoré - Exu 7 Chaves
Caboclo Guaracy - Exu 7 Poeiras
Caboclo Guarany - Exu 7 Capas
Caboclo Tupy - Exu 7 Cruzes
2) Na linha de Iemanjá
Cabocla Iara - Exu Pombo Gira
Cabocla Indaiá - Exu Nangue
Cabocla Nana Burucum - Exu Gerere
Cabocla Estrela do Mar - Exu Carangola
Cabocla Oxum - Exu do mar
Cabocla Iansã - Exu Mare
Cabocla Sereia do mar - Exu Macangira
3) Na linha de Ogum
Ogum de Lei - Exu tranca rua
Ogum Iara - Exu Tranca Gira
Ogum Beira Mar - Exu Tira toco
Ogum Matinata - Exu Tira teima
Ogum Megê - Exu Limpa trilhos
Ogum Rompe Mato - Exu Veludo
Ogum Malê - Exu Porteira
4) Na linha de Xangô
Xangô Kao - Exu Giramundo
Xangô Agodô - Exu Pedreira
Xangô 7 Montanhas - Exu Corcunda
Xangô 7 Pedreiras - Exu Ventania
Xangô Pedra Preta - Exu da Meia Noite
Xangô Pedra Branca - Exu Mangueira
Xangô 7 Cachoeira - Exu Calunga
5) Na linha de Oxossi
Caboclo Arranca Toco - Exu Marabô
Caboclo Pena Branca - Exu das Matas
Caboclo Arruda - Exu Campina
Caboclo Cobra Coral - Exu Capa Preta
Caboclo Araribóia - Exu Pemba
Caboclo Guiné - Exu Lonan
Cabocla Jurema - Exu Bauru
6) Na Linha de Yori
Tupanzinho - Exu Tiriri
Ori - Exu Toquinho
Yariri - Exu Mirim
Doum - Exu Lalu
Yari - Exu Ganga
Damião - Exu Manguinho
Cosme - Exu Veludinho da Meia Noite
7) Na Linha de Yorimá
Pai Guiné - Exu Pinga Fogo
Pai Arruda - Exu Brasa
Pai Tome - Exu Come Fogo
Pai Benedito - Exu Alebá
Pai Joaquim - Exu Bara
Pai Congo de Arruda - Exu do Lodo
Mãe Maria Conga - Exu Caveira
O dia preferencial para Exu é segunda-feira, suas cores são vermelho e preto, gostam de Pinga, Marafo e outras bebidas fortes.
Exu caveira é considerado um dos principais integrantes das Linhas de Exu. Conheça um pouco mais desta magnífica entidade.
Características do Exu Caveira: Tem o Exu Caveira, em especial, o poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as artimanhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos. É encarregado de vigiar os cemitérios e os lugares onde houver pessoas enterradas. Sua força é de modo a incutir medo aos que o invocam e, de um modo geral, todo trabalho ou despacho a ser feito num cemitério tem de ter a participação do Exu Caveira. A ele, por sinal, bem se poderá dar o título de lugar-tenente de Omulu e sem a sua participação, nenhum trabalho ou despacho feito no cemitério dará resultado. Tanto que, para se entregar, seja o que for, a Omulu, no Cruzeiro de um cemitério, é necessário e indispensável que, antes de o fazer, que se salve Exu Caveira e, para isto, proceda-se da seguinte maneira: acende-se uma vela na sepultura que estiver mais perto do Cruzeiro, à esquerda. Em seguida, oferece-se a ele a vela, em sua homenagem, pedindo-lhe licença para entrega.
Apresentação do Exu Caveira: Apresenta-se, em geral, com a forma de uma caveira, daí o seu nome. Não tem a hora certa para se apresentar, podendo fazê-lo quando menos se esperar, seja de dia ou de noite. Na maioria das vezes, no entanto, apresenta-se depois da hora grande, ou seja, meia-noite.
O Exu Caveira transmite as ordens recebidas para os seguintes Exus:
Exu Tata Caveira: Exu provocador do sono da morte e manipulador de todas drogas e entorpecentes. Apresenta-se como uma caveira e
vestido de preto.
Exu Brasa: É o provocador de incêndios. Domina o reino do fogo. Concede aos que praticam magia negra o dom de andar sobre o fogo.
Exu Pemba: É especializado na propagação de moléstias venéreas e também favorecer todas as espécies de amores clandestinos.
Apresenta-se como um mago.
Exu Maré: É o Exu especializado em facilitar a invisibilidade das pessoas, dando-lhes poderes de se transportar de um lugar para outro.
Sua apresentação é a de uma criatura normal.
Exu Carangola: Sua especialidade é fazer com que as pessoas fiquem perturbadas e dêem gargalhadas histéricas, dançando sem ter vontade; comanda o ritmo cabalístico da dança.
Exu Arranca-Toco: Habita as matas. É especializado no domínio de tesouros.
Exu Pagão: É especializado na separação de casais. Tem poder de incutir ódio e ciúme nos corações humanos.
Características do Exu da Meia-Noite: O Exu da Meia-Noite é um dos mais invocados, porquanto é o encarregado de escrever toda a sorte de caracteres e tratar, especialmente, das forças ocultas. Segundo a crença popular, foi ele quem ensinou a Cipriano todas as espécies
de sortes e mágicas que fazia. À meia-noite o Exu da Meia-Noite faz a ronda do mundo físico, sendo por isso que, em geral, deixa-se passar, pelo menos, uns cinco minutos da meia-noite para se sair à rua ou para se deixar um Terreiro. Isto, porém, na Umbanda, pois na Quimbanda é exatamente à meia-noite que se fazem os despachos destinados ao Exu da Meia-Noite.
O Exu da Meia Noite transmite as ordens recebidas para os seguintes Exus:
Exu Mirim: Este Exu possui grande influência sobre as mulheres e crianças, sendo preferido pelas Mãe de Santo, para os trabalhos de amarração. Apresenta-se com roupagem de criança.
Exu Pimenta: É o Exu especializado na elaboração da química e de todos os filtros de amor. Dá o verdadeiro segredo do pó que transforma metais. É reconhecido quando incorpora por um forte cheiro de pimenta que exala.
Exu Malé: Este Exu tem o poder das artes mágicas e das bruxarias que se realizam nos Candomblés. Apresenta-se com a forma de um Preto Velho. Mas é reconhecido pelo forte cheiro de enxofre que exala.
Exu das Sete Montanhas: É o Exu que tem o domínio sobre as águas dos rios e das cachoeiras que saem das montanhas. Sua roupagem é da cor do lodo e deixa no ar, quando incorporado, um forte cheiro de podre, emanado do seu corpo fluídico.
Exu Ganga: Este exerce domínio sobre os despachos que se fazem nos cemitérios, tanto nos casos em que o trabalho é feito para o negativo como nos casos em que é para salvar alguém da morte. Apresenta-se vestido de preto e cinza, deixando no ar forte cheiro de carne em decomposição.
Exu Caminaloá: Este Exu trabalha ao lado do Exu Mangueira, e é um dos seis mais poderosos Exus da Quimbanda, ou melhor, do Povo de Exu. Apresenta-se comandando uma poderosa equipe de espíritos com a forma de Pretos, ornados de penas na cabeça e na cintura com argolas nos lábios, nas orelhas e nos braços. São esses espíritos, os especializados em provocar doenças mentais, até mesmo a loucura. O Exu Caminaloá é o Chefe da Linha de Mossurubi da Quimbanda.
Exu Quirombô: Este Exu tem atuação idêntica à do Exu Mirim. No entanto, é especializado em prejudicar "mocinhas", desviando-as para o mau caminho. Apresenta-se, também, como uma criança.
Os EXUS, possibilitando a manifestação dos conteúdos reprimidos do seu aparelho, acabam sendo confundidos com o próprio manifestante e os seus traumas.
Afastando os excessos do médium e desbloqueando seus médiuns, observamos nas próprias Entidades Exus, incorporados ou não, as seguintes características:
- São exigentes quanto ao preparo do filho de fé (moral, físico, espiritual e ritual);
- São exigentes quanto à limpeza e ordem, tanto dos seus objetos quanto do ambiente;
- Tem palavra e a honram;
- Buscam evoluir;
- Por sua função Kármica de Guardião, sofrem com os constantes choques energéticos a que estão expostos;
- Revoltam-se com aqueles que atrasam a sua evolução;
- Estas Entidades mostram-se sempre justas, dificilmente demonstrando emotividade, dando-nos a impressão de serem mais "Duras"
que as da Direita;
- São caridosas e trabalham nas suas consultas, mais com os assuntos Terra a Terra;
- Sempre estão nos lugares mais perigosos para a Alma Humana;
- Quando não estão em missão ou em trabalhos, demonstram o imenso Amor e Compaixão que sentem pelos encarnados e descarnados;
- Dada a natureza da sua Missão, são realmente Entidades perigosas, mal comparando com a eletricidade, que ilumina e aquece, mas que também fulmina. Nós trabalhamos com Elas sempre sob o controle da Direita, para o próprio benefício delas e também do nosso;
- Muitas destas Entidades, após terem conquistado grande LUZ e PODER, tornaram a cair e a levantar-se;
- Quanto às suas vestimentas, formas corpóreas e maneiras de falar assumidas no Terreiro, saiba que são apropriadas à nossa compreensão e também para a dos visitantes do mundo Astral mais baixo. Eles a assumem para melhor poder cumprir o seu papel.